Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

booksmoviesanddreams

booksmoviesanddreams

Livros que morrerão comigo:

"Norte e Sul" de Elizabeth Gaskell
"O monte dos Vendavais" de Emily Bronte
"Jane Eyre" de Charlotte Bronte
"Villette" de Charlotte Bronte
"A inquilina de Wildfell Hall" de Anne Bronte
"Orgulho e Preconceito" de Jane Austen
"Persuasão" de Jane Austen
"A mulher do viajante no tempo" de Audrey Niffenegger
"Em nome da memória" de Ann Brashares
"Charlotte Gray" de Sebastian Faulks
"A casa do destino" de Susana Prieto e Lea Vélez
"De mãos dadas com a perfeição" de Sofia Bragança Buchholz
"Rebecca" de Daphne Du Maurier
"O cavaleiro de Bronze" de Paulina Simons
"Enquanto estiveres aí" de Marc Levy
"O segredo de Sophia" de Susanna Kearsley

Wings of the dove (1997)

Sandra F., 27.08.11
Após o falecimento da mãe, Kate Croy (Helena Bonham Carter) vai morar sob a proteção da sua tia Maud (Charlotte Rampling), que pretende utilizar suas conexões na sociedade  inglesa para arranjar um bom casamento para a sobrinha. Para isso, ela deve abrir mão de quaisquer relações com o pai (Michael Gambon), um viciado em ópio, e com Merton Densher (Linus Roache), jornalista por quem a jovem está apaixonada.

Inicialmente, Kate submete-se aos planos da tia e durante esse percurso conhece Milly Theale, uma orfã americana e rica em viagem pela  Europa. Kate depressa percebe que Milly parece interessada pelo seu amante e, ao descobrir que a amiga sofre de uma doença terminal, vê a sua grande chance de obter a sua liberdade. Viajam para  Veneza, a convite de Milly e Densher junta-se ao grupo, procurando seduzi-la. O plano de Kate consiste em esperar que a americana deixe parte de sua herança para o jornalista ao falecer. Posteriormente, Kate retorna a Londres para deixar livre o caminho para Densher. Sentindo-se insegura, entretanto, ela deixa entender a Lord Mark - outro interessado na fortuna de Milly - o que está ocorrendo em Itália. Após receber a notícia, Mark viaja imediatamente para Veneza e revela a Milly o plano dos jovens amantes.

Milly perdoa os dois, mas acaba por falecer. Como previra a amiga, ela deixa parte de sua herança para Densher. Todavia, os planos de Kate fracassam já que, entretanto, o jornalista decide abrir mão do dinheiro pois terminou apaixonado pela memória da americana.

 
Este fime foi baseado no romance homónimo de Henry James e teve quatro indicações para os óscares de 1998, não tendo chegado a ganhar nenhum deles:
Melhor atriz (Helena Bonham Carter)
Melhor fotografia (o português Eduardo Serra)
Melhor figurino (Sandy Powell)
Melhor roteiro adaptado (Hossein Amini) 
 

The Wings of the Dove é considerado uma das três obras-primas de Henry James, e igualmente um de seus mais difíceis romances. Alguns chegaram a afirmar que a obra jamais poderia ser adequadamente adaptada ao cinema, uma vez que não seria possível reproduzir em imagens o estilo essencialmente literário do autor.

O filme foi filmado nas cidades de Londres, Stevenage e Bedford na Inglaterra e em Veneza, Itália. Entre as locações utilizadas encontram-se mansões e casas históricas inglesas e pontos turísticos italianos tais como a Piazza San Marco e a Basílica di San Marco.