05
Jan 13

'A Condessa Branca' (tradução literal) ou 'A Condessa Russa' (como foi  traduzido para português) é um fantástico filme realizado por James Ivory em 2005. Tem como cenário Xangai, em finais dos anos 30 do século passado, pouco antes do eclodir da segunda guerra sino-japonesa e consequente êxodo em massa dessa cidade.

 

 

 
Coloco as duas capas do dvd apenas porque acho as duas muito bonitas; porque gosto da primeira mas ela dá a entender que é um filme romântico. E na realidade é; só que é de um romantismo tão singelo e tão quase platónico, que acabei por colocar também a outra capa que acho mais adequada ao filme que é.
 
Mas vamos à história: Todd Jackson (Ralph Fiennes) é um ex-diplomata americano que vive em Xangai. Cego desde há pouco tempo, ele tem um passado dramático e trágico, mas vive, apesar da sua cegueira, com um estado de espírito sempre alegre e bem disposto, sempre pronto para farra e indisposto e até entediado para tudo aquilo que costumava ser a sua vida profissional. No fundo, ele fechou-se para um mundo que sabe não poder mudar. Chegou a Xangai com grande optimismo sobre o futuro da China mas as disputas políticas e a violência militar que fazem parte da vida quotidiana daquele país leva-o a tornar-se amargamente desiludido. Sofia Belinskya (Natasha Richardson) é uma Condessa russa que, tendo escapado à revolução bolchevique na Rússia, trabalha agora em Xangai como dançarina de entretenimento, ou seja é paga para dançar com homens em clubes nocturnos. É viúva e reside com a filha Kátia e com a família do marido (sogra, cunhada e dois tios) num pequeno apartamento que lhes é alugado por um simpático e afável alfaiate judeu. A família do marido claramente não gosta de Sofia, apesar de esta lhes dar todo o dinheiro que ganha e de ser o principal sustento da casa. Ela adora a filha que a ama e tenta imitar, usando as suas pinturas e roupas. Sofia é, também por isso, largamente criticada pela restante família que não aprova a forma como ela ganha a vida, apesar de lhe ficarem com todo o dinheiro.
 
 
Eventualmente, os caminhos de Todd e Sofia cruzam-se quando, no clube de dança, ela o salva de ser roubado por dois homens. Ele fica encantado com a voz dela e com o facto de ela ser uma condessa russa exilada, descobrindo nela uma fusão de beleza e tragédia. Separam-se mas, tempos depois, quando ele ganha uma quantia substancial de dinheiro numa aposta, decide realizar um velho sonho e abrir um clube para a classe alta e cosmopolita de Xangai. Convida então Sofia para ser a sua principal anfitriã no clube e baptiza-o como o nome dela 'The White Countess'. O tempo passa e é evidente que ambos se apaixonam um pelo outro. No entanto, convivem como amigos, sem nenhum deles revelar nada das suas histórias pessoais ou dos seus sentimentos. Até que o clima político lhes troca as voltas e Todd é obrigado a encarar a realidade quando a possibilidade de separação é demasiado evidente. Contra uma multidão aterrorizada que foge da cidade, cego e sem qualquer ajuda, ele busca Sofia e Kátia antes que ambas se evaporem da sua vida para sempre.
 
O final é muito bonito. Depois da angústia da procura de Sofia pela filha (que a restante família tenta levar dela através de mentiras) e da deprimente e triste procura de Todd por Sofia por entre a multidão, eles acabam os três num barco que os leva para Macau. Para quem vê, é mesmo para respirar de alívio, não só porque sofremos com a incapacidade visual de Todd quando procura por Sofia mas também com a angústia dela que quase perde a filha. E presencia-se o assumir de um amor que esteve até então escondido, mas que surge naturalmente para ambos, como se tivessem sempre expressado os seus sentimentos um ao outro e só agora o assumissem perante o mundo.
 

 

Foi o último filme que vi em 2012. E foi uma maneira muito boa de acabar o meu ano cinematográfico.

 

 
publicado por Sandra F. às 19:09

Janeiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
25
26

27
29
30
31


comentários recentes
Eu quero o livro, por favor
Olá! Amei seus comentários sobre as series, muitas...
Ola Sandra ...adorei seus comentários vi...revi......
Ol, Sandra. Poderias enviar o pdf do livro para m,...
Um filme de tirar o folego!! Gostaria muito de l...
O meu e mail éjulioli3092@gmail.com Obrigada outra...
Oi. Adorei a série e estou apaixonada pelos person...
Alguém tem em pdf?
Pode enviar-me o ebook?
OI pessoal. Tambem adorei a serie. Fui a uma livr...
RSS
mais sobre mim
pesquisar
 
Desafio 2014

2014 Reading Challenge

2014 Reading Challenge
Sandra has read 0 books toward her goal of 60 books.
hide
Livros que morrerão comigo:
"Norte e Sul" de Elizabeth Gaskell
"O monte dos Vendavais" de Emily Bronte
"Jane Eyre" de Charlotte Bronte
"Villette" de Charlotte Bronte
"A inquilina de Wildfell Hall" de Anne Bronte
"Orgulho e Preconceito" de Jane Austen
"Persuasão" de Jane Austen
"A mulher do viajante no tempo" de Audrey Niffenegger
"Em nome da memória" de Ann Brashares
"Charlotte Gray" de Sebastian Faulks
"A casa do destino" de Susana Prieto e Lea Vélez
"De mãos dadas com a perfeição" de Sofia Bragança Buchholz
"Rebecca" de Daphne Du Maurier
"O cavaleiro de Bronze" de Paulina Simons
"Enquanto estiveres aí" de Marc Levy
"O segredo de Sophia" de Susanna Kearsley
Filmes Preferidos
'Jane Eyre' Cary Fukunaga (2011) com Mia Wasikowska e Michael Fassbender
'A mulher do viajante do tempo' Robert Schwentke (2009) com Eric Bana e Rachel McAdams
'A casa da Lagoa' Alejandro Agresti (2006) com Keannu Reeves e Sandra Bullock
'Orgulho e Preconceito' Joe Wright (2005) com Keira Knightley e Matthew Macfadyen
'The Holiday' Nancy Meyers (2006) com Cameron Diaz, Kate Winslet, Jude Law, Jack Black
'O diário da nossa paixão' Nick Cassavetes (2005) com Ryan Gosling e Rachel McAdams
'O fantasma da ópera' Joel Schumacher (2004) com Emmy Rossum e Gerard Butler
'O poder dos Sentidos' Tom Shadyac (2002) com Kevin Costner
'Doce Novembro' Pat O'Connor (2001) com Keannu Reeves e Charlize Theron
'O senhor dos Anéis' Peter Jackson (trilogia)
'Amar em Nova York' Joan Chen (2000) com Richard Gere e Winona Rider
'Notting Hill' Roger Michell (1999) com Hugh Grant e Julia Roberts
'A cidade dos Anjos' Brad Silberling (1999) com Nicholas Cage e Meg Ryan
'Monte dos Vendavais' Peter Kosminsky (1992) com Juliette Binoche e Ralph Fiennes
Este blog não adoPta o acordo ortográfico.
IMAGENS: As imagens contidas neste Blog foram todas retiradas da internet. Se alguma dessas imagens for de sua autoria, por favor entre em contato para que eu possa creditá-la ou mesmo retirá-la do meu blog.
VÍDEOS: Os vídeos são do domínio público e foram todos retirados da internet. Se algum estiver irregularmente publicado, solicito que entrem em contato para as devidas providências.
blogs SAPO